Lendo um artigo sobre educação, fiquei estarrecido ao saber que, no Brasil, 75% das pessoas com idade entre 15 e 64 anos são considerados “analfabetos funcionais”, aí incluídos os 7% de analfabetos absolutos. São analfabetos funcionais aqueles que sabem escrever o nome e ler frases simples e não conseguem entender o sentido de textos mais longos, expressar ideias por escrito nem realizar operações matemáticas mais elaboradas.
Isto quer dizer que, se um navio estiver afundando e os passageiros brasileiros tiverem de ler o manual para colocar os salva-vidas antes de pular na água, apenas 3 em cada 10 deles se salvarão!
É um número absurdo, mas explica um monte de escolhas que o nosso povo faz.
Acho que aproveitando-se da baixa capacidade de entendimento da população em geral, os Correios afixaram em suas agências o aviso abaixo, que eu mesmo li e fotografei:

Não seria muito mais simples dizer que a tarifa de achados e perdidos é grátis para quem não tem condições de pagar? Parece mesmo que as pessoas que bolaram o anúncio estavam apostando que quase ninguém iria entender o que estaria lá escrito, e assim a tarifa seria paga por todos, indiscriminadamente. Não sei se a intenção da empresa era essa mesmo. Mas que parece ter sido, parece.
Certo dia, em um voo de São Paulo a Recife fui ao toalete, no fundo do avião. Como estavam ambos ocupados, encostei-me por ali à espera da minha vez. Havia uma senhora também esperando, na minha frente. Ao ler um aviso de Proibido Fumar na porta do toalete, ela puxou conversa comigo:
– Se tem esse aviso aí, é porque as pessoas fumam dentro do banheiro, né?
– Acho que sim, respondi. Mas eles dizem que tem detector de fumaça lá dentro. Se alguém fumar, a tripulação saberá rapidinho.
– É, mas pode ser tarde. A gente não sabe dessas coisas. Depois, acontece um acidente geográfico e não se sabe o porquê….
Sim, compreensão é tudo.
Ela se referia ao bicho geográfico que iria causar um acidente no cérebro dela! ou uma colisão com uma depressão, ou numa chapada, uma cordilheira, talvez…véia sabida!
CurtirCurtir