Adoro fotografia.
Muitas vezes, saio por aí com a câmera ou o celular fotografando a cidade. Seja o Recife ou outra qualquer.
Aqui, no nosso querido Brasil, todas as fiações de telefone, energia de alta tensão, energia de baixa tensão, TV a cabo, internet e o escambau são aéreas, levadas de poste em poste.
Um verdadeiro emaranhado de cabos e coisas sujando o visual da cidade, colocando em risco todos que passam, moram ou trabalham perto.
Por que essas fiações não são subterrâneas? Por que deixar a população correr esse tipo de risco? Por que enfeiar tanto as nossas ruas?
Ontem no fim da tarde fui ao dentista. Em frente ao edifício onde é a sua clínica, deparei com a imagem da foto abaixo. Incontáveis fios! Embora fossem muitos, eles estavam “penteados”. Uma raridade. Na maioria dos casos, é uma bagunça. Uma mistura de fios, cabos, conectores, pipa caída enroscada, transformadores, cocô de pombo, ninho de passarinho, tênis velho, ferro do poste. Uma verdadeira zona. Vocês já devem ter visto.
Fiquei sabendo que qualquer um pode pendurar um cabo num poste. Vejamos: temos a CELPE (ou a companhia elétrica da sua cidade), com os fios elétricos de alta e baixa tensão e GVT, Oi, Claro, Vivo, Tim e Telefonica com os cabos de TV e telefone. Tem mais alguma? Não lembro agora. Mas essas operadoras de TV a cabo e telefone colocam muitos novos cabos todos os dias. E, como nem sempre conseguem remover o fio antigo para sua substituição, deixam tudo lá mesmo e colocam outro novo. Muito mais fácil!
Finalmente, é difícil tirar uma foto de um monumento ou prédio histórico sem ter a sujeira visual dos fios. Bem naquele ângulo legal, lá estão os fios. Bem na frente de um prédio histórico tem um poste com um transformador enorme e um emaranhado de fios. Já tive de apagar fios em foto usando o Photoshop.
Sei não. Acho que fiação subterrânea é um sinal de desenvolvimento. Ainda não chegamos lá. Nem sei se um dia chegaremos a ser realmente Wireless.
Por outro lado, pode ser que deixem de propósito os fios bem lá no alto, que é para proteger dos alagamentos provocados pelos saquinhos de cocô de cachorro jogados no chão (tema de meu post de 11 de setembro passado). Além do mais, se esses fios fossem subterrâneos, certamente iriam viver pipocando e matando gente eletrocutada. Talvez seja melhor deixar lá em cima mesmo. Hehehe
E não temos onde reclamar.
Reclamar, só aqui.
Com certeza é melhor eles lá em cima aqui em Recife…já pensou a pessoa atravessar a rua alagada e morrer eletrocutado…e fazer gato de energia subterrâneo, como ia ser difícil! E teve aquele caso no Rio que explodiu um transformador subterrâneo e arremessou um tampão de metal que esmagou um carro! Melhor nos postes mesmo…poderia deixar só os pontos históricos com fiação subterrânea…ou mesmo aqueles pontos que não alagam…que são raros aqui! Agora na foto que tu postou os fios tem até fios cacheados na beira dos postes, um caos urbano! Falando nisso, é tanto fio que é capaz de um poste cair de não aguentar o peso!
CurtirCurtir
Discordo. Porque isto não acontece nos países desenvolvidos? Nunca soube de bueiros voando em Nova Iorque, a não ser no cinema. O que deve ter acontecido para transformadores explodirem e tampas de bueiros voarem e matarem e ferirem transeuntes é o material utilizado. Certamente, ou não tinha a qualidade necessária ou não tinha manutenção adequada. Ah, fazer gato não é bom nem em rede aérea nem em rede subterrânea. No final, quem paga por essa energia roubada somos nós.
CurtirCurtir
No Brasil, pode tudo..
CurtirCurtir